Peter Jackson vende Departamento de Tecnologia da Weta Digital para a Unity por 1,6 bi de Dólares



Segundo a Variety, revista especializada em notícias de entretenimento, Peter Jackson vendeu o Departamento de Tecnologia da Weta Digital para a Unity, por 1,6 Bilhões de dólares. Um feito gigantesco para duas grandes empresas. Weta Digital é uma subdivisão da empresa Weta baseada na Nova Zelândia criada pelo diretor Peter Jackson para os filmes que ele produz desde 1993, e a Unity Software é uma das maiores empresas de tecnologia para desenvolvimento de games.


Com a aquisição da Weta Digital, a empresa Unity propõe utilizar e revender as ferramentas que trouxeram a vida personagens como Gollum em 2002 e em 2012, de uma forma mais acessível para criadores ao redor do mundo. Ela também irá dispor de 275 engenheiros que irão se juntar ao time de Unity de Criação de Soluções.


Jackson disse na entrevista para a Variety: -

"As ferramentas da Weta Digital criaram possibilidades ilimitadas para darmos vida aos mundos e criaturas que originalmente viviam em nossa imaginação. Juntos, Unity e Weta Digital podem criar um caminho para qualquer artista, de qualquer setor, ser capaz de alavancar essas ferramentas incrivelmente criativas e poderosas. Oferecer aos aspirantes a criativos acesso à tecnologia da Weta Digital será nada menos do que uma mudança no jogo, e a Unity é a empresa certa para dar vida a essa visão."


As equipes de efeitos visuais e animação da Weta Digital ainda irão existir como uma entidade autônoma e será chamada de WetaFX, com cerca de 1.700 funcionários. A participação majoritária da empresa ainda será de Jackson e ela será liderada pelo CEO Prem Akkaraju. Espera-se que o negócio proposto seja fechado antes do final de 2021, pois ainda é sujeito a aprovações regulatórias.


A Weta Digital avaliou anteriormente a comercialização das ferramentas, mas repensou e concluiu que vender os ativos de tecnologia para a Unity, com sua escala e estratégia orientada para a nuvem, era a melhor maneira de colocá-los no mercado.


A Variety continua ainda:

"Com sede em Wellington, Nova Zelândia, a Weta Digital é o maior estúdio VFX de um único local do mundo, empregando artistas de mais de 40 países. As ferramentas da Weta Digital fornecem uma gama de recursos, incluindo captura e manipulação facial avançada, modelagem anatômica, simulação avançada e deformação de objetos em movimento e modelagem processual de cabelo e pele. Ao todo, os ativos de software da Weta Digital compreendem cerca de 50 milhões de linhas de código de computador."
52 visualizações0 comentário